• Como melhorar o posicionamento do seu site nos buscadores?

Como melhorar o posicionamento do seu site nos buscadores?

Para você ficar bem no SERP, Search Engine Result Page, você precisa do SEO, Search Engine Optimization e do SEM, Search Engine Marketing. É muita abreviação, né?

Pois é, não é fácil conquistar e permanecer numa boa posição da primeira página do Google, ou de qualquer outro site de busca. Mas é possível e recomendável para que o seu negócio prospere.

Para alguns ramos de atividade, anúncios patrocinados não são nada baratos. Todos os seus concorrentes estão indo para lá, estão anunciando no Google Adwords. Então, o que fazer? Daí você pensa: – Preciso ficar na lista orgânica!

É a sonhada lista logo abaixo dos Links patrocinados, também chamada de lista natural ou gratuita.

Veja na figura onde fica a lista de anúncios pagos e onde fica a lista orgânica gratuita.

Onde fica essa tão sonhada lista orgânica?

Siiimmm… todos queremos ficar lá para sempre 🙂

O sistema do Google analisa cerca de 200 variáveis antes de decidir em qual posição você vai ficar na hora de uma pesquisa. Para cada variável ele aplica uma pontuação e quem tem a melhor pontuação, consegue o melhor posicionamento. Uma das principais variáveis é a relevância. O quanto o seu site é relevante aos olhos dos robôs do Google?

O que você precisa fazer são basicamente 3 coisas:

1. Cuide do seu site – faça a otimização OnPage junto com seu Webmaster.

  • Construa ou reforme o seu site baseando-se nas suas palavras chave.
  • Cuide do domínio: se a sua palavra chave estiver no seu domínio… é meio caminho andado! (www.minhapalavra.com.br)
  • Escolha um bom parceiro para hospedagem, para o site ter estabilidade (não sair do ar) e ter um carregamento rápido. Hoje, temos menos de 7 segundos para agradar um visitante!
  • Cuide da programação: pense bem nos títulos das páginas, no meta-description e no código.
  • Capriche no conteúdo: explique e não enrole, todos estamos fartos do “embromation”.
  • Coloque suas palavras chave no texto, no título, na URL (minhapalavra.com.br/onde encontrar minha palavra em sp.html).
  • Faça link entre as páginas: uma página deve sugerir a leitura de outra, dentro do seu site.

2. Cuide da sua presença – promova a otimização OffPage, esteja presente na Internet toda .

  • Outros sites com links levando internautas para o seu, é a melhor forma de fazer o “link building”. Espalhe-se pela Internet, seja uma referência. Propague-se pelas redes sociais, nos blogs e fóruns de discussão. Crie uma canal no YouTube, cadastre-se no Google MyBusiness, etc…
  • Invista no Google Adwords, use um profissional certificado, de preferência um Google Partner como eu, para não desperdiçar seu dinheiro com cliques ruins, ou tráfego de visitantes desinteressados.

3. Cuide da experiência do visitante – compartilhe conhecimento, emocione.

  • Deixe o visitante se sentir grato por ter tido o esclarecimento que ele precisava, ou o produto que ele buscava.
    São os sinais sociais, a experiência que as pessoas tem no seu site. Melhore isso, faça seu site rápido e responsivo (legível em qualquer dispositivo, smartphone, computador ou tv).
  • Use as cores certas para ser agradável e eficiente ao comunicar-se com o seu público alvo. Seja relevante e criativo. Ilustre as matérias e coloque boas fotos dos produtos. Uma das variáveis que o site de busca analisa é o tempo em que o internauta fica navegando pelas suas páginas, comprando, compartilhando, dando “likes” e registrando opiniões.
  • Mantenha um bom canal de comunicação com seu cliente. Gentil pelo telefone e rápido por e-mail, afinal, de nada vale uma boa publicidade, um site eficiente se a linha de telefone estiver ocupada na hora de fechar um bom negócio.

Só não se espalhe no reclame aqui, por favor.

Lembre-se: a internet é um mar de oportunidades bem como de concorrentes, invista, prepare-se e tenha excelentes resultados!

Concluindo:
SERP = SEO + SEM
Prosperidade = SERP + Gestão + Conduta

conte comigo,

Miriam de Mello Franco Fernandes

Google Partner 2014
Google Partner