• O que é a Black Friday?

O que é a Black Friday?

É o dia internacional do desconto na última sexta feira de novembro, que este ano cai no dia 28.

Aqui no Brasil é a 5ª edição.

Criada nos EUA na década de 60 para tirar o comércio do “vermelho”, a data é logo após ao dia de “ação de graças”. Só pegou no Brasil em 2010, desde então as vendas só aumentam por aqui. Conforme estatísticas divulgadas pelo SEBRAE, elas cresceram 217%. As vendas online chegaram a derrubar os servidores das lojas virtuais despreparadas, por causa do excesso de acessos simultâneos.

Teoricamente são 24 horas de compras com descontos incríveis. Mas algumas lojas aproveitam a famosa oportunidade e já fazem a semana da Black Friday… às vezes até o mês da Black Friday.

O que é a Black Farsa?

Alguns lojistas aumentaram o preço uma semana antes da Black Friday, e depois deram um imenso desconto, voltando na verdade ao preço normal.  Outros não tinham estoque suficiente para honrar as entregas. Tantas as confusões que o PROCON criou o selo de “Black Friday Legal” que só ganha quem cumpre um código de ética.

Precisando comprar alguma coisa?

Então comece a pesquisar já! Participe como um cliente! Defina o que vai comprar, marca, modelo, cor e loja da sua preferência. Algumas já estão anunciando, por exemplo, Ponto Frio, Walmart, Americanas. Empresas que prestam serviço também participam, como por exemplo as clínicas de estética. No dia da Black Friday vá direto ao que interessa e aproveite!

Pensando em participar como fornecedor e promover algum produto?

Defina um mix de produtos que quer promover e determine descontos por categoria. Mesmo que você não participe, e nem anuncie, o seu cliente fiel vai dar uma entrada no seu site para ver se você tem algum item na promoção. Então, mantenha seu site atualizado! O seu site é como uma vitrine de shopping.

Se decidir anunciar, coloque uma placa “Black Friday” com fundo preto bem na porta e na Home do site. Deixe bem claro a política de desconto, troca, devolução e informe também o estoque disponível.

Avalie o tamanho do seu atendimento e principalmente AVISE A TODOS sobre a data especial, suas promoções e políticas. Capacitar seu staff é evitar confusão, mal entendidos,  manter sua credibilidade e a imagem de bom comerciante, prestador de serviços ou parceiro.

Pense até em facilitar o estacionamento! Mande e-mail, ligue, mande um WhatsApp, publique nas redes sociais!

Se for anunciar no Google AdWords, me avise para podermos nos preparar.

Convide a todos e depois encante!

Miriam de Mello Franco

Google Partner 2014

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